A Capela

A capela da Penha foi construída por volta de 1650. Desde então, já passou por algumas reformas. A última foi depois de um incêndio, em outubro de 1992. Com paredes de taipa pintadas de branco, e portas e janelas pintadas de azul.

Está situada na Serra de São Francisco, onde hoje fica a cidade de Votorantim. Fica no alto, mil metros acima do nível do mar, e a 18 km do centro de Votorantim. Apesar de ficar dentro do território de Sorocaba, seu acesso é feito por Votorantim.
A capela da Penha foi construída por escravos, financiada por André Domingues Vidigal, cuja família era proprietária da Fazenda Penha. Ficava no caminho utilizado pelos bandeirantes para chegar até o litoral paulista. De acordo com registros históricos, a primeira reforma foi feita em 1724 – por padres que integravam as caravanas de exploradores portugueses.

No dia 12 de setembro, comemora-se o dia de Nossa Senhora da Penha – quando fiéis da região vão até a capela para participar de uma festa em homenagem à santa.

O local onde fica a capela da Penha é belíssimo, com uma paisagem deslumbrante da Serra de São Francisco. Nas imediações da pequena construção não há nenhuma casa, exceto a do zelador, habitada desde o incêndio de 1992.

A visitação pode ser feita de quinta-feira à domingo, das 09:00h às 16:30h. O acesso é gratuito.

Localização