Perguntas e Respostas

O que é um alimento orgânico?

É um alimento produzido em um ambiente de produção orgânica, que considera princípios agroecológicos como uso responsável do solo, da água e dos demais recursos naturais, além de respeitar e valorizar a cultura das comunidades rurais.

Todo alimento cultivado sem o uso de agrotóxicos é orgânico?

Não. A produção orgânica vai além da não utilização de agrotóxicos. O cultivo deve respeitar aspectos ambientais, sociais, culturais e econômicos, garantindo um sistema agropecuário sustentável.

Porque produtos orgânicos são mais caros?

O produtor orgânico leva em conta a preservação do meio ambiente e a qualidade de vida da comunidade local. O produto, então, pode ter seu custo de produção um pouco maior do que o custo das culturas tradicionais. Além disso, a oferta de produtos orgânicos, que ainda é menor que a procura, também eleva os preços. Escolher produtos orgânicos estimula o crescimento desse mercado, levando ao aumento da oferta e à diminuição do preço pago pelo consumidor.

Como saber se o produto que estou comprando é realmente orgânico?

Conforme a legislação brasileira, em vigor desde janeiro de 2011, o consumidor reconhece o produto orgânico por meio do selo brasileiro ou pela declaração de cadastro do produtor orgânico familiar. Todo produto orgânico vendido em lojas e mercados deve apresentar o selo em seu rótulo. Já o agricultor familiar, que vende diretamente seus produtos na feira, estabelece uma relação de confiança com o consumidor.