Manter uma alimentação equilibrada é fundamental em todas as fases da vida. Nossas escolhas alimentares refletem em nossa saúde e até mesmo na natureza.

Optar por alimentos orgânicos é uma ótima escolha para contribuir com esta opção, pois são cultivados sem o uso de agrotóxicos, reguladores de crescimento e adubos sintéticos.

Mas como saber se os produtos adquiridos são orgânicos mesmo?

Há empresas certificadoras responsáveis por acompanhar e fiscalizar a produção agrícola, cabe a elas visitar regularmente às propriedades a fim de assegurar o cumprimento das normas estabelecidas para produção orgânica e conceder o selo de certificação nas embalagens e rótulos dos produtos orgânicos.

Para sua segurança ao adquirir um produto orgânico, verifique se ele possui o selo brasileiro determinado pela Lei dos Orgânicos ou pela declaração do produtor orgânico familiar, pois nem todo alimento produzido sem agrotóxico é orgânico.

Além disso, é preciso ficar atento, pois há diversos fatores que devem ser seguidos para que um produto seja considerado orgânico. Sua produção precisa estar de acordo com a legislação ambiental, visando conservar e preservar os recursos naturais, deve oferecer condições dignas de trabalho, respeitar o meio ambiente, entre outras.

Caso o produto esteja de acordo com estes fatores, fique tranquilo, basta saborear suas variedades.